segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

                  ~ Carnaval 



O carnaval foi trazido ao Brasil pelos portugueses no século XVII, sob a forma de “Entrudo”. Os foliões, ou seja, os participantes molhavam uns aos outros com baldes de água fria, vinagre, limões, sujando-se com farinha de trigo, tinta e pó-de-arroz. As mudanças que vieram com o tempo, fizeram do “Entrudo” o carnaval de nossos dias, mais ameno do que naqueles tempos. Seguidamente foram aparecendo os adereços que conhecemos hoje, como o confete, a serpentina, entre outros.
É fácil perceber uma exaltação de personalidades: indivíduos obrigados a manter condutas represadas ou reprimidas extravasam seus sentimentos durante a festa. O carnaval é uma das maiores manifestações de cultura popular, que mistura festa e espetáculo, arte e folclore. A variedade dessa festa é enorme.
Em Minas gerais o carnaval possui diversos aspectos. Entretanto sua essência não muda. A descontração é o objetivo maior dos foliões. Por ser um estado de grande extensão geográfica, Minas Gerais tem um movimento carnavalesco que se diferencia de região para região. As cidades históricas do ciclo do Ouro e do Diamante são ocupadas por turistas vindos de diversas partes do país para apreciar o seu patrimônio arquitetônico e brincar o carnaval de rua.

   
        * A Banda Mole resiste e tomou características de evento de grande massa embalada pelos trios elétricos arrastando multidões pela Avenida Afonso Pena. Do ano em que foi criada (1975) até 2003, a Banda Mole se concentrava em uma pequena rua do centro da capital (Rua Goiás) onde a banda do seu Veloso (sopros e percussão) embalavam os foliões. Enquanto as fantasias iam surgindo aos poucos, homens fantasiados de mulher e mulheres fantasiadas de homens eram os personagens de criticas político-social do momento. No final da tarde, a banda seguia executando um repertório variado e o cortejo subia a Rua da Bahia até a Savassi, acompanhada por uma multidão. Inspirados na Banda Mole surgiram diversos outros blocos pela cidade que matem características semelhantes.

Banda Mole

Nenhum comentário:

Postar um comentário